flora (adaptação,evolução e extição) ,planta mediciana (finalidade ) e plana


FLORA :

O nome pampas , de origem guechua ( língua indígena da América do Sul, também falada no império Inca ), significa região plana.

Os pampas abrangem uma área de 700 mil Km², ocupando cerca de 2,4% da vegetação brasileira, regiões pastoris, de planície entre os estado brasileiro do Rio Grande do Sul, as províncias argentinas de Buenos Aires, La pampa , Santa fé, Entrerrios e Corrientes e a Republica Oriental do Uruguai. Estão localizados entre 34º e 30° latitude sul e 57° e 63° latitude oeste.

Os campos sulinos foram palco da Guerra do Paraguai (1865-1870) entre Brasil, Paraguai, Argentina e futuramente Uruguai.

Embora seja uma região de campos, os pampas também têm áreas de cavernas e grutas, como a Pedra do Segredo, em Caçapava do Sul, e sítios arqueológicos, como o da cidade de Mata, onde há exemplares de árvores petrificadas, de milhares de anos.
 
(Pedra do Segredo , em Caçapava do sul ).


Os pampas têm a vegetação herbácea, de 10 a 50 cm de altura, como vegetação predominante. A paisagem é homogênea e plana, assemelhando-se, para quem os avista de longe, a um imenso tapete verde

As florestas dos Campos Sulinos abrangem em sua maioria as florestas tropicais mesófilas, florestas subtropicais e os campos meridionais. As florestas subtropicais compreendem basicamente a Floresta com Araucária, distribuindo-se sobre os planaltos oriundos de derrames basálticos, e caracterizando-se principalmente pela presença marcante do pinheiro-do-paraná (Araucária angustifólia). E em direção ao arroio Chuí, na divisa com o Uruguai, estabelece-se um campo com formas arbustivas sobre afloramentos rochosos.

Segundo Brack , as espécies da flora e também da fauna poderiam ter sua preservação assegurada a partir da criação de corredores ecológicos, de unidades de conservação e parques, por exemplo, nas propriedades rurais. “O turismo ecológico e rural também são importantes e estratégicos para manter a paisagem original do Pampa e agregar o calor e renda com os produtos da biodiversidade associada”, afirma.

Já os terrenos planos das planícies e planaltos gaúchos e as coxilhas, de relevo suave-ondulado, são colonizados por espécies pioneiras campestres que formam uma vegetação tipo savana aberta. Há ainda áreas de florestas estacionais e de campo de cobertura gramíneo-lenhosa .

FAUNA E ANIMAIS DOS PAMPAS OU CAMPOS SULINOS
 
Dos organismos consumidores existem nos campos sulinos podemos citar algumas espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e insetos.
Nos campos Sulinos já foram encontradas 102 espécies de mamíferos, 476 de aves e 50 de peixes.
No grupo dos mamíferos, podemos citar o tatu, o guaxinim, o zorrilho, o cachorro-do-mato.
 
(Cachorro-do-mato)

Entre as aves mais comuns estão o cisne- de- pescoço – preto, o marreco, a perdiz, o quero-quero, o pica-pau do campo e a coruja-baraqueira, que ganhou esse nome por fazer seus ninhos em buracos cavados no solo.
 (coruja-baraqueira)
Entre os insetos podemos destacar a vespa da madeira e o conhecido bicho-da-maça, também chamado de traça-das-frutas.

Fazem parte das 50 espécies de peixes catalogadas o lambari-listrado, o lambari-azul, o tamboatá, o surubim e o cação-anjo. 
(peixe Surubim)

E nos répteis está a tartaruga-verde-e-amarela a jararaca-do-banhado, a cobra-cipó e o cagado-de-barbicha.
(cobra cipó)
PLANTAS MEDICINAIS E SUAS FINALIDADES


ANADOR:nome cientifico: Iondina rhonbifolia.
principais usos: coluna, dores de cabeça e musculares em geral.

(folha anador)

HORTELÃ:
nome cientifico: Mentha piperita.
principais usos: Afecções digestivas. Erva cujas folhas são de um verde intenso, forte aroma e sabor mentolado e refrescante. Existe muita variedade de menta, sendo as folhas de hortelã as mais conhecidas. A menta pode ser comprada fresca ou seca. Na cozinha, suas folhas podem ser usadas inteiras para enfeitar pratos, ou podem ser cortadas e usadas como ingrediente para temperar carnes, como cordeiro e pato. Também é muito usada para aromatizar bebidas, saladas de estilo oriental, guisados e infusões. Não é recomendável cozinhar as folhas de menta porque seu sabor diminui 
significativamente. 
 
(folha hortelã)


GUACO
nome cientifico: Mikania Glomerata Spreng.
principais usos: propriedades medicinais: antiasmática, antigripal, calmante, cicatrizante, sedativa, peitoral, tônica, aromática.
É uma planta que se desenvolve como um arbusto lenhoso e cheio de ramos. Cresce como uma trepadeira, e não tem garras para se prender, precisando de um arrimo. Folhas opostas,simples,ovais,acuminadas, verde escuras na face principal e mais claras na reversa. Folhas novas apresentam cor de verde limão. Secas cheiram a amêndoa. A floração em forma de pequenos capítulos longipedunculados, de cor branca.

(folha do guaco florida)

ARNICA :
nome cientifico: Arnica Montana L.
principais usos: analgésica , dermatite seborréica,catarro, coqueluche, inchaço, hemorragia, oleosidade no cabelo e dores musculares
.
(folha arnica)


3º B - NOTURNO




7 comentários: